Audi no Brasil

Uma história de progresso

A primeira aparição oficial da Audi no Brasil ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, quando o Audi 100 foi apresentado ao público. A reação foi positiva. Em na sequência, os modelos da marca chegariam oficialmente, e dirigida por um piloto — literalmente.

audi no brasil

1993

O piloto tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, em sociedade com o empresário Ubirajara Guimarães, assinou contrato para ser o representante da Audi no Brasil, por meio da Senna Import. Enfim, começariam a circular pelas ruas os cobiçados carros de uma das mais tradicionais marcas de automóveis do mundo, mas que era quase desconhecida no Brasil

audi no brasil

1994

A Audi participou pela primeira vez do Salão do Automóvel de São Paulo com estande próprio. E fez história, não necessariamente só pelo que levou ao Pavilhão do Anhembi, onde era realizada a exposição. Às vésperas da sua estreia, a marca exibiu para o grande público, em pleno Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, o conceito Avus. Assim, o objeto do desejo pôde ser apreciado por uma ampla gama de pessoas que não teria acesso à novidade ao vivo.

audi no brasil

1999

A Audi inaugurou em São José dos Pinhais, Paraná, uma das mais modernas linhas de produção, montada em parceria com a Volkswagen. Para viabilizar o negócio no país, a Audi AG adquiriu 51% do capital da Senna Import, formando a joint venture Audi Senna. Em 2005, a Audi AG assumiu 100% das atividades no país com a criação da Audi Brasil Distribuidora de Veículos.

audi no brasil

2004

Ao completar 10 anos, o marco foi celebrado com uma exposição de sua história na Oca, no Parque do Ibirapuera, São Paulo. O público pôde ter acesso aos bastidores que envolveram a construção da marca no Brasil, conhecendo, por meio de recursos interativos, campanhas e eventos que ganharam a mídia e os modelos que marcaram época.

audi no brasil

2014

Neste ano, a Audi foi escolhida “A marca mais desejada” pelos concessionários, em eleição da Fenabrave, a federação dos distribuidores, envolvendo representantes de todas as marcas e segmentos do Brasil. Em 2016, venceria o prêmio novamente — tendo ficado em segundo lugar no ano anterior. Até ali, a Audi tinha sido a única marca premium a figurar na lista da premiação. O que já vinha ocorrendo informalmente ganhou um selo de qualidade.